INÍCIO DAS AULAS

 ADAPTAÇÃO ESCOLAR

Ao chegar à escola, a criança terá que se adaptar a um ambiente totalmente novo, diferente e isso envolve muitos sentimentos relacionados à separação, tanto por parte da criança como por parte da mãe. Esse processo, apesar de necessário, e um tanto doloroso para ambos, mas na maioria das vezes é superado em relativamente pouco tempo.

A criança ainda está muito ligada à mãe. Por isso, se ela confiar na escola e nas professoras, sentirá segurança no momento da separação e, esse sentimento será transmitido à criança, que suportará melhor a nova situação.

No entanto, é importante colocar que esse é um período bastante particular, que varia de criança para criança e que deve ser avaliado individualmente.

Para facilitar o processo de adaptação de seu filho ao ambiente escolar, sugerimos algumas dicas:


 O fato da criança chorar na hora da separação é frequente e nem sempre significa que ela não queira ficar na escola;

 Sempre que possível, é benéfico que seja a mãe a entregar a criança à educadora, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar a educadora com o encargo de retirar a criança do colo da mãe;

 Nunca saia “escondida” do seu filho. Despeça-se naturalmente.

 A sala é um espaço que deve ser respeitado e a sua presença nela, além de dificultar a compreensão da separação, fará com que as outras crianças “reclamem” a presença das respectivas mães/pais;

 Lembre-se que a equipe dos Maternais trabalha com crianças em grupo, procurando distribuir a sua atenção entre todas as crianças;

 O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deverá ser respeitado;

 Poderão ocorrer algumas alterações na criança durante o período de adaptação, assim como alguns sintomas psicossomáticos (febre, vômitos, falta de apetite, etc.).