PROJETO FAMÍLIA



Durante o mês de maio desenvolvemos projetos sobre a família, enfatizando os valores, os quais fazem parte do convívio humano na sociedade, independente da forma como a mesma se configura. A Família é considerada a primeira e vital célula da sociedade, porque é nela que se aprende a importância do relacionamento com os outros. Além disso, ela é o espelho da sociedade.

Ano após ano se identificam que as famílias vão se configurando de maneira diversificada necessitando serem chamadas a vivenciar os valores que ela sempre testemunhou, de proteção da vida, de respeito, de bondade, de confiança, e de dedicação amorosa às pessoas que compõem o circuito da convivência humana.

Além disso, nossa escola com seu corpo docente buscam durante os meses de maio e de agosto enfatizar a figura materna e paterna dentro do contexto em que cada aluno está inserido, utilizando-se para tanto das histórias infantis, como recurso metodológico, que abordam os diferentes tipos de família.

Para realização desse trabalho optamos como referência quatro histórias infantis da autora Santamariense, Joana Elisa Rower socióloga e doutoranda em Educação pela UFSM: “JACÓ, TROLOLÓ”; “TIRSO, MEXERICO”; “OLÍVIA, MARAVILHA” E “SARA, CHEIA DE GRAÇA”, pois as mesmas vem ao encontro da proposta da qual nosso grupo trabalha a mais de dois anos, que é priorizar o respeito pela diversidade de formação da constituição familiar na atualidade.

Dessa forma, cada nível desenvolveu atividades relacionadas às histórias desde os BERÇÁRIOS até a PRÉ-ESCOLA, fazendo registros e criando a partir das mesmas.

A culminância do projeto foi no dia 24/05/2012 com a mostra para a família e apresentações de peças de teatro realizadas pelos alunos, contamos com a presença das famílias onde foram agraciados com uma lembrança realizada pelas crianças.


  


 



LIVRO SARA CHEIA DE GRAÇA (Joana Elisa Rower)


 

Um comentário: