CONSTRUINDO E VIVENCIANDO VALORES NA INFÂNCIA

Trabalho com valores na Educação Infantil


Turma Maternal II B - Tarde - Professora Rejane

As MÃOS não são para bater...

           A partir da história "as mãos não são para bater" ( Martini Agassi ), foi trabalhado na turma que há imensas coisas que podemos fazer com as nossas MÃOS.


Com as minhas mãos posso fazer CARINHO




Com as minhas mãos posso PINTAR








Com as minhas mãos posso DESENHAR...








Com as minhas mãos posso MODELAR COM MASSINHA...






Com as minhas mãos posso MODELAR COM BRINCAR...







Com as minhas mãos posso COLOCAR FANTASIAS E  BRINCAR...



Com as minhas mãos posso FAZER BRINCADEIRAS DE RODA...



Com as minhas mãos posso BATER PALMAS...



Com as minhas mãos posso JOGAR...








A partir desse trabalho foi possível reforçar a compreensão das crianças em relação as suas próprias capacidades e salientar que todos temos o poder de usar as mãos de forma positiva no ambiente escolar, familiar, etc.

JOGO DO AFETO

Atividade desenvolvida nas turmas de Maternais II B e C das professoras Rejane e Nádia

Um dado contendo imagens de beijo, abraço, carinho no rosto, aperto de mão, sorriso, etc. Começa o jogo. A criança atira o dado e o que estiver escrito na face do de cima toda a turma deve fazer. Se sair abraço, todos se abraçarão.
Objetivo do jogo é exercitar manifestações de carinho e afeto entre as crianças e estreitar os laços afetivos na turma.

 APERTO DE MÃO


ABRAÇO


 
TRABALHANDO A IMAGEM DE UNIÃO E SEU SIGNIFICADO A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DAS CRIANÇAS DA TURMA DO PRÉ A LARANJA

Construindo um círculo com barbante



                 Esta dinâmica visa auxiliar na construção da imagem de união, do sentido de unidade e da importância de cada um na formação do grupo. Embora composto por muitos membros, o grupo forma uma unidade cooperativa que se ajuda mutuamente e investiga conjuntamente. Nesta e na maior parte das dinâmicas o professor orienta as crianças a sentarem-se em círculo como forma de estimular a colaboração, a concentração e o pleno contato visual de todos. Consiste, basicamente, em construir coletivamente um círculo com um barbante ao mesmo tempo em que cada um, ao receber o barbante, se apresenta, dizendo o que significada a palavra UNIÃO.

 Durante a realização da dinâmica foram construídos significados para a palavra União:


TODOS JUNTOS
AJUDAR OS COLEGAS
ESTAR JUNTOS
AJUDAR OS COLEGAS NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES